Wymored Login

Desenvolvimento Econômico Municipal

26 de junho de 2019 por Alexandre Miguel de Andrade Souza

Organizo aqui alguns links sobre o tema:

Boas práticas de desenvolvimento municipal

O artigo acima, (elaborado pelo SEBRAE) destaca a promoção de pequenos negócios como um vetor importante para o desenvolvimento sustentável municipal. Nossa hipótese a ser trabalhada, é que o modelo de franquias, por incluir transferência de know-how e um modelo de negócios validado, deve ser incentivado para impulsionar a diversificação econômica nas pequenas e médias cidades.

Nosso estudo a ser elaborado, buscará identificar 'patamares' ou 'anéis' de desenvolvimento, nos quais se enquadram o município, e identificar deltas (diferenças) nos CNAES presentes nos anéis de nível imediatamente superior para fomentar o investimento em atividades semelhantes no município.

Para isso, será necessário elaborar uma análise da série histórica da RAIS, identificando os municípios que se desenvolveram nos últimos 30 anos, isto é, que aumentaram a diversidade de CNAES existentes, e ao mesmo tempo, aumentaram a taxa de ocupação. Estes serão os municípios modelos, coletando casos de todo o Brasil.

Em seguida, serão identificados os municípios estacionários ou decadentes, em que a variedade de CNAES se manteve relativamente estável ou diminuiu, e associá-los a um momento especifico dos municípios modelos de porte semelhante, e a partir daí, identificar CNAES recorrentes no processo de diversificação.

A partir dos deltas encontrados, se verificará a existência ou viabilidade do modelo de franquias para cada CNAE 'essencial', ou encontrar outra forma de fomentar seu investimento no município.

Este estudo será divulgado tanto para prefeituras quanto para potenciais investidores, como forma de apontar oportunidades de desenvolvimento.